Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 


Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
Reminiscências e Historia da Veterinária



A Academia Paulista de Medicina Veterinária – Apamvet aproveita a ocasião para destacar um histórico momento da Medicina Veterinária, destacado em artigo do Caderno Jornal do Carro do Jornal o Estado de São Paulo. No mencionado artigo destaca os momentos quando o Veterinário escocês John Boyd Dunlop, para resolver um problema familiar, com habilidade desenvolveu um sistema de proteção das rodas do triciclo do filho – evitando assim os frequentes acidentes da criança. Os tubos de látex foram os pioneiros pneus dos triciclos e das bicicletas, para finalmente originarem os pneus dos automóveis. Por tal razão o Veterinário Dunlop foi considerado “o inventor dos Pneus”. A seguir, há destaque a outros fatos da história tecnológica do desenvolvimento da indústria dos Pneus, como quando descreve a venda dos direitos da patente de inventor para Harvey Du Cros, presidente a Associação Ciclística da Irlanda.

Anexa-se, ainda, o Artigo do mesmo “Jornal do Carro” sobre: ”O pneu e seus segredos”.

-----> Leia as noticias acessando o link

01 de setembro de 2015 às 20h33


Recentemente, em março de 2016, o Conselho Regional de Medicina Veterinária no Estado do Paraná lançou uma Edição Especial da Revista CRMV-PR, homenageando as Médicas Veterinárias no dia Internacional da Mulher [oito de março]. Veja as informações completas nos anexos: texto da APAMVET e a Revista do CRMV-PR (Edição Especial - março de 2016)

-----> Edição Especial da Revista do CRMV-PR - Março de 2016

-----> Revista CRMV-PR Mulher

04 de maio de 2015 às 22h33


Num momento que se vive a história, não só do Brasil, mas de todas as suas Instituições, indo desde pequenas conversas entre amigos, como nas grandes manifestações, é oportuno voltar ao belo passado de nossas instituições e de São Paulo ou do Brasil. Assim voltamos ao passado e numa bela Reminiscência de nossa Profissão, fazemos uma homenagem aos Médicos Veterinários da Primeira Turma de Graduandos da Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária do Rio de Janeiro / 1917.

-----> Leia mais, clique aqui...

22 de março de 2015 às 19h33


A APAMVET participou da Semana de Arte e Cultura da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, na oportunidade em que a FMVZ promoveu reuniões enaltecendo os “80 anos de implantação da Universidade de São Paulo”, como uma das Faculdades criadoras da Universidade. Nesse conjunto de eventos, no dia 31 de outubro de 2014, coube ao Presidente da APAMVET – Professor Doutor Eduardo Harry Birgel proferir palestra sobre a Escola de Medicina Veterinária de São Paulo, com a retrospectiva histórica da atual Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

-----> A Passagem do Ensino da Veterinária em São Paulo, clique aqui...


-----> As razões básicas para preparação da palestra, clique aqui...

11 de novembro de 2014 às 20h33


A Academia Paulista de Medicina Veterinária-apamvet tem intensificado suas pesquisas para recuperar a história da Veterinária no Estado de São Paulo. Os resultados que forem sendo alcançados serão formatados e gradativamente inseridos na pagina eletrônica da Arcádia dos Veterinários de São Paulo. Nesta apresentação será dado destaque ao passado da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária – nos remetendo á década de trinta do Século Passado, dando destaque às noticias apresentadas na Revista da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária volume III – nº 5 /6 de setembro de 1933, que tinha como Redator o Professor Otto Pecego. No momento deu-se destaque à edição dos novos estatutos da Sociedade, aprovado na Assembleia Geral realizada em 11 de setembro de 1933; além do mais se dá destaque à eleição da Diretoria da SPMV para a gestão de 1934, completam-se as informações apresentando a relação nominal dos 78 associados da SPMV.

-----> Leia mais, clique aqui...

13 de abril de 2014 às 15h33






 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato