Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 



Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
Eventos
Seja Bem Vindo

Ao novo site da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET

Novidades

Aqui vc vai encontrar novidades nesse ano de 2008

Eventos

Todos os eventos relacionados com medicina veterinária, terá cobertura especial.


O símbolo da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET - Seu significado.

Ao se apresentarem as idéias para a idealização do Símbolo da APAMVET, ao ilustre Acadêmico Professor Doutor Raphael Valentino Riccetti – no momento Patrono da 29ª Cadeira, julgou-se necessário manter a coerência de se respeitar o passado da Medicina Veterinária, tanto Brasileira como, também Paulista.

Assim sendo, acompanhado a tradição histórica de nossa profissão adotou-se – do Símbolo da Veterinária Brasileira, estabelecido pela Resolução CFMV n°609 de 15-06-94, a serpente enroscada num bastão; ressalte-se que essa imagem, originada na Grécia Antiga, é uma evocação mística de Asclépio, deus da arte e ciência de curar os males dos seres vivos. Asclépio, na também, antiga e tradicional cultura romana, era adotado e adorado com o nome de Esculápio. O referido deus era filho de Apolo e Coronis, sendo educado, em suas virtudes pelo centauro Quirão. E, na formação de Esculápio, lhe foram ensinadas a ciência e arte de curar os doentes, com poder de até ressuscitar os mortos. Segundo a mitologia grega Asclépio ou Esculápio foi morto por decisão de Zeus – o rei dos deuses, denominado de Júpiter pelos romanos. A seguir passou a ser venerado e cultuado em vários santuários da Grécia. Desses Santuários, o mais famoso foi o de Epiduro. A lenda Grega demonstrou que mesmo na civilização clássica - como era a grega, o poder da consangüinidade era evidente, ao se destacar que a filha de Asclépio ou Esculápio – a deusa Hígia, cujo nome deu origem à palavra Higiene, era a deusa da Saúde.

Segundo a orientação dos Acadêmicos, o Confrade Riccetti, com a colaboração dos artistas responsáveis pela arte final do Símbolo da APAMVET, colocaram o símbolo de Esculápio tendo como moldura um losango inserido entre o espaço formado pelas letras V invertidas.

A imagem da serpente enroscada no bastão, emoldurada por duas letras V invertidas formou um losango estilizado, evidente recordação do tradicional e antigo medalhão da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.

Ainda se fez uma homenagem às várias nuances da cor verde, permitindo que os Acadêmicos se recordem de inúmeras coloridas imagens de nossa profissão. Cabe ressaltar que a cor verde significa vida, saúde e juventude, tonalidades que se destacam num fundo branco, cor complexa e por ser uma mistura das demais cores, seguramente, significa o sentimento de integração que une a Classe Veterinária, representando os embates pela vida e pela paz entre os seres vivos.

Quanto aos significados do bastão e da serpente, eles serão explicados de forma simples, mas seguramente, a melhor forma de se descrever esses dois elementos constituintes do símbolo da APAMVET, como se elucidará a seguir. Para tanto, utilizar-se-á o esclarecimento que figura na Página-eletrônica do Conselho Federal de Medicina Veterinária, para descrever o Símbolo da Medicina Veterinária:

O Bastão – primitivamente era representado por um galho de árvore com algumas folhas, significando os segredos da vida terrena, poder da ressurreição, o auxílio e suporte da assistência dada pelo médico aos seus pacientes; sua origem vegetal representa as forças da natureza e as virtudes curativas das plantas;

A Serpente representa a prudência, a vigilância, a sabedoria, a vitalidade, o poder de regenerabilidade e a preservação da saúde.

Na representação gráfica do Símbolo da APAMVET optou-se pela estilização com letras V invertidas, com o objetivo de identificar e dar maior destaque à identificação da profissão como Veterinária. Assim se permitiria que o público diferenciasse essa profissão com facilidade das demais profissões da área da saúde e que, prontamente, reconhecessem os Veterinários como Graduados em Curso Superior, relacionados com a saúde e com a criação e atendimento de animais de produção.

Além do mais, para representar a pujança, não só da Academia Paulista de Medicina Veterinária, mas também do Estado de São Paulo, de forma estilizada apresentou-se no vértice da letra V invertida o esboço do mapa desse Estado.


 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato