Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 



Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
Boletim da APAMVET



-----> clique aqui para acessar...

01 de janeiro de 2015 às 13h45


A Abramvet – Academia Brasileira de Medicina Veterinária comunicou a abertura de suas novas vagas para Acadêmicos Efetivos da Arcádia Brasileira.

As informações são detalhadas no ofício da APAMVET enviado os Acadêmicos e anexado como arquivo, sendo mais detalhados no outro arquivo trazendo as informações da ABRAMVET.

-----> Abertura de novas vagas para Acadêmicos da ABRAMVET...

-----> Ofício comunica inscrições...

13 de abril 2017 às 18h50


A sempre atuante Academia Pernambucana de Medicina Veterinária/APMV, ao final do ano de 2016 apresentou um novo fascículo do “Informativo da APMV”, com valiosas e atuais informações sobre acontecimentos e informações de Pernambuco e da Região do Nordeste do Brasil, destacando-se:

1.Comemoração dos 15 anos de atividades da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária [APMV], em concorrida e bela Solenidade;

2.Noticia do falecimento do Ilustre Veterinário Professor Guilherme Antônio da Costa Filho (26/04/1929 – 17/12/2016);

3.Festividades do Centenário do Professor Milton Thiago de Mello – Presidente da ABRAMVET/Academia Brasileira de Medicina Veterinária;

4.Artigo sobre o Ciclo do Couro [Acadêmico João Pessoa de Souza];

5. Artigo sobre Reprodução Animal no Nordeste [Acadêmico Romulo José Vieira – da AMVEP/Academia de Medicina Veterinaria do Estado do Piaui].

-----> Informativo da APMV...

13 de março de 2017 às 19h50


O Conselho Regional de Medicina Veterinária no Rio grande do Sul/CRMV-RS em seu Informativo on line (nº728, edição - 18 de maio de 2016, além de destacar o inicio das atividades com a série "Saiba+CRMV". Ao todo serão 32 vídeos lançados a cada 15 dias no Youtube e replicado no site e redes sociais do Conselho. No dia 2 de junho o "Saiba+CRMV" irá vai destacar o papel institucional do Conselho e para acompanhar os vídeos basta acessar .

Na presente divulgação da pagina eletrônica da APAMVET apresenta-se uma manifestação sobre os prejuízos causados pelas lesões dos cascos em criações de gado leiteiro. O tema foi apresentado pelo médico veterinário Daniel d’Ávila, no VI Simpósio do Leite, realizado na Fenasul organizado e promovido pelo CRMV-RS, Secretaria da Agricultura, Associação Gadolando e Simvet/RS. Há também, destaque para a legislação no âmbito rural do Rio Grande do Sul: Lei do leite vai garantir mais qualidade ao consumidor. Pois, brevemente, deve ser publicado no Diário Oficial do Estado o decreto de regulamentação da Lei 14.835/16, que trata sobre a produção, industrialização e transporte do leite. O assunto foi apresentado e debatido em de mesa-redonda durante o VI Simpósio do Leite, realizado dia 19 de maio 2016 na Fenasul.

-----> Leia mais acessando o link...

30 de maio de 2016 às 22h50


As homenagens comemorativas do Centenário do Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária/ABRAMVET – Professor Doutor Milton Thiago de Mello, ocorreram em Brasília/DF no período de 29 a 31 de março de 2016. A comemoração que reuniu amigos do estimado Acadêmico, vindo de todas as partes do Brasil, contando com a participação de inúmeros ilustres amigos que militam na profissão em inúmeros países.

Para ciência dos Acadêmicos da APAMVET, bem como os inúmeros visitadores da nossa pagina eletrônica: www.apamvet.com apresentamos o excelente trabalho realizado por Confrades da Academia Brasileira e Academia Baiana de Medicina Veterinária: Acad. José Carlos de Andrade Moura; Acad. Josélio de Andrade Moura e Acad. René Dubois. A eles nossos parabéns e agradecimento pelo excelente material produzido.

-----> Vejam a homenagem prestada pela Academia Baiana de Medicina Veterinária ao centenário do Professor Doutor Nilton Thiago de Mello (clique aqui)...

10 de março de 2016 às 22h50


A sempre atuante Academia Pernambucana de Medicina Veterinária/APMV, ao final do ano de 2015 apresentou um novo fascículo do “Informativo da APMV”, encerrando a gestão comandada pelo ilustre Acadêmico Hélio Cordeiro Manso Filho.

No informativo há informações sobre a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal, continuando a gestão 2016/2017 sob o comando do Acadêmico Hélio Cordeiro Manso

Além do mais, o Informativo da APMV apresentou:

1. Os festejos do 14º aniversário de implantação da APMV;

2. A realização do VI Congresso Pernambucano de Medicina Veterinária, que culminou com homenagem ao ilustre Médico Veterinário Dr. Gerson Harrop Filho, com a outorga do Prêmio Prof. José Wanderley Braga;

3. Outorga do Troféu Santo Eliseu 2015 à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco/ADAGRO/PE;

4. Divulgação da publicação da Apamvet-Academia Paulista de Medicina Veterinária – “A Virtuosa Missão”.

-----> Poderá se feita a leitura completa do Boletim...

13 de janeiro de 2016 às 19h50


Informativo da APMV

-----> Informadito da APMV ano 4, nº2, Julho a Dezembro de 2015....

13 de dezembro de 2016 às 19h26


Informativo da APMV

-----> Informadito da APMV ano 4, nº1, Janeiro a Junho de 2015....

02 de setembro de 2015 às 20h26


Com o intuito de detalhar a biografia dos Acadêmicos da APAMVET de tempos em tempos apresentar-se-á na pagina eletrônica da Academia Paulista de Medicina Veterinária (www.apamvet.com) informações das atividades profissionais dos seus Acadêmicos.

Essas reminiscências serão iniciadas noticiando particularidades das atividades profissionais, sociais e administrativas do Ilustre Confrade Vicente do Amaral, ocupante Titular da Cadeira nº 2, tendo como Patrono o Notável Médico Veterinário Adolpho Martins Penha.

-----> Veja as informações clicando aqui...

03 de julho de 2014 às 21h50


Antigamente tínhamos uma máxima para expressar que a situação estava ruim, com forte tendência de piorar: “a vaca foi para o brejo”. No momento em são Paulo chove muito pouco, insuficiente para o devido preenchimento de nossos reservatórios de água potável. Entretanto na região Sul do País a situação é inversa: no Paraná a chuva tem sido muito intensa, quase fazendo desaparecer as Cataratas do Iguaçu e na região em que ficava as famosas Sete Quedas a chuva foi muito forte, com enchente e fortes correntezas e, nestas circunstâncias a vaca foi parar na copa das árvores da orla do córrego Mato Queimado, em Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná.

-----> Leia mais, clique aqui...

15 de junho de 2014 às 18h50


Informativo da APMV

-----> Informadito da APMV ano 2, nº1, clique aqui....

02 de fevereiro de 2014 às 14h26


Informativo da APMV

A sempre atuante Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, ao final do ano de 2013 apresentou um novo fascículo do "Informativo da APMV", e, encerrando a gestão comandada pelo ilustre Acadêmico Alberto Neves Costa apresentou-se resumo das atividades e a nova Diretoria eleita para a Gestão 2014 / 2015.

A nova Diretoria, eleita no dia 17 de dezembro de 2013, será constituída pelos seguintes Membros: Presidente Acadêmico Hélio Cordeiro Manso Filho; Secretário Geral Acadêmico Maurício Bandeiro Castelo Branco; Tesoureiro Acadêmico José Alberto Simplício de Alcântara; Diretor de Biblioteca e Arquivo Acadêmico Alberto Neves Costa e Diretora de Patrimônio Acadêmica Késia Alcântara Pontual. O Conselho Fiscal será constituído por Membros Titulares - Acadêmicos: Mabel Hanna Vance Harrop; Murilo Salgado Carneiro e João Pessoa de Souza; e Membros Suplentes os Acadêmicos: Rafael de Souza Guedes Filho; Marcelo Weinstein Teixeira e Áurea Wischral.

Por outro lado, o Informativo da APMV apresentou:

1.relato do Encontro das Academias durante a realização do 40º CONBRAVET, realizado em Salvador/BA;

2.Próxima publicação "UFRPE lança Livro dos 100 Anos";

3.Outorga do Título de Membro Honoraria da APMV para a Médica Veterinária Márcia Brayner Paes Barreto;

4.Entrevista com o Prof. Dr. Sílvio Camerino Paes Barreto, destacando sua participação no Convenio da UFRPE com a Escola Superior de Veterinária de Hannover e suas atividade como Bolsista da Fundação Alexander von Humboldt.

5.Textos técnicos sobre Leishmaniose canina.

-----> Poderá se feita a leitura completa do Boletim, clique aqui....

29 de janeiro de 2014 às 22h26


CFMV- Conselho Federal de Medicina Veterinária
Apresenta o “Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia”

Segundo os princípios do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a ética deve prevalecer, inclusive na hora da morte. Por isso, lançou em outubro o “Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia em Animais”, que contempla diretrizes profissionais, princípios, formas de diagnósticos e métodos físicos, mecânicos e químicos para a realização da eutanásia animal. A cartilha define o método e quais os casos em que a eutanásia deve ser indicada, além de reforçar a importância de que o procedimento seja realizado e assistido pelo Médico Veterinário.

O guia também terá como objetivo nortear a atuação dos profissionais da Medicina Veterinária de acordo com a espécie animal, levando-o a garantir importantes momentos da execução dos procedimentos: ausência ou redução da dor e desconforto e a inconsciência imediata, seguida da morte.

O trabalho é fruto da Resolução nº 1000/2012 do CFMV, que regulamentou a eutanásia em animais no País. A ideia foi esmiuçar as diretrizes do dispositivo e contemplar conteúdos de publicações científicas. A organização e publicação deste guia foram elaboradas pela Comissão Nacional de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CFMV (CEBEA), que tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados à ética no exercício profissional e à integridade da criação e manutenção dos animais, bem como promover reflexões no campo da Bioética aplicada à Medicina Veterinária e à Zootecnia.

O guia será enviado para instituições de ensino, biotérios e centros de pesquisas, e os colegas poderão ter acesso a esta publicação no sistema de divulgação do CFMV e em paginas específicas relacionadas à Medicina Veterinária.

Aproveita-se a oportunidade para apresentar O Guia de Boa Prática Clínica (BPC), elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em parceria com a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC):

Guia de Boas Práticas Clínicas (BPC)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

Ø Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA

Ø Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários – DFIP

Ø Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários – CPV

Ø Divisão de Fiscalização de Produtos Farmacêuticos

Este guia foi preparado pelo MAPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), utilizando como base documentação nacional e internacional reconhecida e aceita pelo Ministério da Agricultura.

A Boa Prática Clínica (BPC) é um padrão de qualidade ética e científica para a elaboração, condução, monitoria, auditoria, análise, emissão de relatórios e notificações dos estudos clínicos veterinários, envolvendo a participação de animais.

O objetivo deste guia é apresentar orientações gerais sobre as BPCs necessárias ao delineamento e à condução dos estudos clínicos realizados com produtos de uso veterinário de natureza farmacêutica relacionados ao registro, alterações de registro e investigação de EAs [Evento adverso] submetidos para a análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As orientações contidas no presente documento podem ser utilizadas como diretrizes por todos profissionais envolvidos nas etapas de desenvolvimento de um estudo clínico veterinário.

1º) - Acesse - Guia brasileiro de boas práticas para eutanásia em animais. Clique aqui...

2º) - Guia de boa prática clínica do MAPA. Clique aqui...




Informativo da APMV-Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Informativo APMV – Ano 1, nº 1

Informativo APMV – Ano 1, nº 2


Está pronto para publicação, com o sempre eficiente apoio do CRMV-SP o Volume 3, nº 2 / 2012 do Boletim APAMVET, onde além de inúmeras e interessante noticias que são veiculadas para informação da comunidade Veterinária do Estado de São Paulo e principalmente para apresentar a repercussão da Sessão Solene de Posse dos novos Acadêmicos:

Aramis Augusto Pinto (nº- 6) / Patrono Mário D´Ápice;
Armen Thomassian (nº- 7) / Patrono José de FatisTabarelliNeto;
Carlos Eduardo Larsson (nº- 9) / Patrono Orlando Marques de Paiva;
Paulo Magalhães Bressan (nº- 15) / Patrono AdayrMafuzSaliba;
Angelo João Stopiglia (cad. nº- 19) / Patrono Dinoberto Chacon de Freitas;
Zohair Saliem Sayegh(cad. nº- 25) / Patrono Quineu Correia.

Aproveitem para se informar!
Atenciosamente
Birgel

Clique aqui para mais informações






 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato