Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 



Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
Boletim da APAMVET


Em alguns dias, com o apoio do CRMV-SP o Volume 8, nº 1 / 2017 do Boletim da APAMVET será publicado em sua forma impressa, onde além de inúmeras e interessante noticias que são veiculadas para informação da comunidade Veterinária do Estado de São Paulo, no Editorial da Academia que destacou a necessidade da padronização dos cursos de educação continuada para Veterinários, com ênfase aos recém graduados, assunto complementado em nota posterior no texto: “O que fazer após a graduação em Medicina Veterinária?”.

Além do mais, este novo fascículo apresenta várias interessantes notícias das atividades sociais, técnicas e profissionais para a comunidade veterinária do Estado de São Paulo, transitando por informações sobre publicações recebidas pela Academia (Livros e Revistas), com destaque na Capa aos 45 anos de existência do CFMV, bem como por artigos destacando os méritos de veterinários por sua capacidade criadora - como foi o caso de John Dunlop ou da situação mundial do ensino universitário, com destaque a brilhante posição conquistada pela Universidade de São Paulo e de seu tradicional Curso de Medicina Veterinária, ocupando a 38ª posição no Ranking Mundial.

Destaque, também mereceu a informação da posse da nova Diretoria da Academia Brasileira de Medicina Veterinária ABRAMVET, que terá como Presidente um Veterinário Paulista: Sebastião da Costa Guedes.

Para completar o rol de informações há noticias sobre os “tutores dos animais de companhia”, sobre atualizações em Anestesiologia e definição e esclarecimentos sobre a Compartimentação. Para finalizar as informações houve a recomendação: para mais uma vez ficar de “olho na gramática” e também atento às indicações de Prêmios 2017 do CRMV-SP.

-----> Aproveitem para se informar, acessando o link da publicação

23 de abril de 2017 às 19h50



-----> clique aqui para acessar...

11 de maio de 2016 às 20h45


Alerta de Leitura! Já foi publicado o novo "Boletim da APAMVET" v7, nº3: dezembro de 2016.

-----> Boletim Apamvet - Volume 7 - nº 3 - 2016

23 de dezembro de 2016 às 17h50


Alerta de Leitura! Já foi publicado o novo "Boletim da APAMVET" v7, nº2: dezembro de 2016.

-----> Boletim Apamvet - Volume 7 - nº 2 - 2016

25 de julho de 2016 às 22h50


Alerta de Leitura! Já foi publicado o novo "Boletim da APAMVET" v7, nº1: dezembro de 2016.

-----> Boletim Apamvet - Volume 7 - nº 1 - 2016

11 de maio de 2016 às 20h50


Alerta de Leitura! Já foi publicado o novo "Boletim da APAMVET" v6, nº3: dezembro de 2015.

Esta é uma Edição Especial, comemorativa do lançamento da Publicação "Virtuosa Missão" onde os artigos destacam acontecimentos da Confraternização da Classe Veterinária do Estado de São Paulo - Comemorativa dos 10 anos de existência da Arcádia Paulista. Os visitadores de nossa pagina eletrônica poderão na leitura desse 15º fascículo do Boletim tomar conhecimento de nossos projetos detalhados no Editorial do Acadêmico Alexandre Develey, tomar ciência da comemorações de nosso 10º aniversário - detalhados em vários discursos, participar das solenidades de outorga da Comenda do Mérito Veterinário e acessar a Galeria dos homenageados e dos participantes do evento!

-----> Boletim Apamvet - Volume 6 - nº 3 - 2015

13 de janeiro de 2016 às 19h50


Recentemente foi publicado, com o sempre eficiente apoio do CRMV-SP o Volume 6, nº 1 / 2015 do Boletim APAMVET, onde além de inúmeras e interessante noticias que são veiculadas para informação da comunidade Veterinária do Estado de São Paulo, particularmente no Editorial da Presidência que destacou a renovação da Parceria Apamvet – CRMV-SP, garantindo a publicação do Boletim da Apamvet por mais dois anos – até o final de dezembro de 2016.

Além do mais apresenta várias interessantes notícias das atividades sociais, técnicas e profissionais para a comunidade veterinária do Estado de São Paulo, transitando por informações a respeito da realização de eventos, aquarismo, particularidades do transporte de fármacos anestésico, conhecimento das doenças animais de notificação obrigatória e especialmente informando sobre o significado e riscos da Influenza Aviária na Avicultura Brasileira.

-----> Aproveitem para se informar, acessando o link da publicação...

02 de dezembro de 2015 às 20h50


Estimado Confrades da APAMVET e Ilustres amigos e colegas Veterinários.

Em comemoração ao Dia do Médico Veterinário a ABRAMVET- Academia Brasileira de Medicina Veterinária, através seu Douto Presidente Prof. Milton Thiago de Mello retransmitiu a mensagem formatada pelo Confrade MV Carlos Eduardo Autran de Freitas. Nesse exemplar trabalho o ilustre confrade catalogou com grande esmero e perfeição as inúmeras atividades dos Profissionais da Medicina Veterinária e os vários setores aonde os colegas podem exercer a Nobre Profissão.

Aproveitem as informações e se manifestem à respeito do assunto.

-----> Veja o organograma anexado clicando o Link...

16 de setembro de 2015 às 22h50


17º) - Boletim Apamvet - Volume 7 - nº 2 - 2016

16º) - Boletim Apamvet - Volume 7 - nº 1 - 2016

15º) - Boletim Apamvet - Volume 6 - nº 3 - 2015

14º) - Boletim Apamvet - Volume 6 - nº 2 - 2015

13º) - Boletim Apamvet - Volume 6 - nº 1 - 2015

12º) - Boletim Apamvet - Volume 5 - nº 4 - 2014

11º) - Boletim Apamvet - Volume 5 - nº 3 - 2014

10º) - Boletim Apamvet - Volume 5 - nº 2 - 2014

9º) - Boletim Apamvet - Volume 5 - nº 1 - 2014

8º) - Boletim Apamvet - Volume 4 - nº 2 - 2013

7º) - Boletim Apamvet - Volume 4 - nº 1 - 2013

6º) - Boletim Apamvet - Volume 3 - nº 3 - 2012

5º) - Boletim Apamvet Volume 3 nº 2 - 2012

4º) - Boletim Apamvet Volume 3 nº 1 - 2012

3º) - Boletim Apamvet Volume 2 nº 3 - 2011

2º) - Boletim Apamvet Volume 2 nº 1 - 2011

1º) - Boletim Edição Volune 1 nº unico - Julho de 2010


Informativo da APMV

-----> Informadito da APMV ano 4, nº1, Janeiro a Junho de 2015....

02 de setembro de 2015 às 20h26


Com o intuito de detalhar a biografia dos Acadêmicos da APAMVET de tempos em tempos apresentar-se-á na pagina eletrônica da Academia Paulista de Medicina Veterinária (www.apamvet.com) informações das atividades profissionais dos seus Acadêmicos.

Essas reminiscências serão iniciadas noticiando particularidades das atividades profissionais, sociais e administrativas do Ilustre Confrade Vicente do Amaral, ocupante Titular da Cadeira nº 2, tendo como Patrono o Notável Médico Veterinário Adolpho Martins Penha.

-----> Veja as informações clicando aqui...

03 de julho de 2014 às 21h50


Antigamente tínhamos uma máxima para expressar que a situação estava ruim, com forte tendência de piorar: “a vaca foi para o brejo”. No momento em são Paulo chove muito pouco, insuficiente para o devido preenchimento de nossos reservatórios de água potável. Entretanto na região Sul do País a situação é inversa: no Paraná a chuva tem sido muito intensa, quase fazendo desaparecer as Cataratas do Iguaçu e na região em que ficava as famosas Sete Quedas a chuva foi muito forte, com enchente e fortes correntezas e, nestas circunstâncias a vaca foi parar na copa das árvores da orla do córrego Mato Queimado, em Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná.

-----> Leia mais, clique aqui...

15 de junho de 2014 às 18h50


Informativo da APMV

-----> Informadito da APMV ano 2, nº1, clique aqui....

02 de fevereiro de 2014 às 14h26


Informativo da APMV

A sempre atuante Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, ao final do ano de 2013 apresentou um novo fascículo do "Informativo da APMV", e, encerrando a gestão comandada pelo ilustre Acadêmico Alberto Neves Costa apresentou-se resumo das atividades e a nova Diretoria eleita para a Gestão 2014 / 2015.

A nova Diretoria, eleita no dia 17 de dezembro de 2013, será constituída pelos seguintes Membros: Presidente Acadêmico Hélio Cordeiro Manso Filho; Secretário Geral Acadêmico Maurício Bandeiro Castelo Branco; Tesoureiro Acadêmico José Alberto Simplício de Alcântara; Diretor de Biblioteca e Arquivo Acadêmico Alberto Neves Costa e Diretora de Patrimônio Acadêmica Késia Alcântara Pontual. O Conselho Fiscal será constituído por Membros Titulares - Acadêmicos: Mabel Hanna Vance Harrop; Murilo Salgado Carneiro e João Pessoa de Souza; e Membros Suplentes os Acadêmicos: Rafael de Souza Guedes Filho; Marcelo Weinstein Teixeira e Áurea Wischral.

Por outro lado, o Informativo da APMV apresentou:

1.relato do Encontro das Academias durante a realização do 40º CONBRAVET, realizado em Salvador/BA;

2.Próxima publicação "UFRPE lança Livro dos 100 Anos";

3.Outorga do Título de Membro Honoraria da APMV para a Médica Veterinária Márcia Brayner Paes Barreto;

4.Entrevista com o Prof. Dr. Sílvio Camerino Paes Barreto, destacando sua participação no Convenio da UFRPE com a Escola Superior de Veterinária de Hannover e suas atividade como Bolsista da Fundação Alexander von Humboldt.

5.Textos técnicos sobre Leishmaniose canina.

-----> Poderá se feita a leitura completa do Boletim, clique aqui....

29 de janeiro de 2014 às 22h26


CFMV- Conselho Federal de Medicina Veterinária
Apresenta o “Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia”

Segundo os princípios do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a ética deve prevalecer, inclusive na hora da morte. Por isso, lançou em outubro o “Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia em Animais”, que contempla diretrizes profissionais, princípios, formas de diagnósticos e métodos físicos, mecânicos e químicos para a realização da eutanásia animal. A cartilha define o método e quais os casos em que a eutanásia deve ser indicada, além de reforçar a importância de que o procedimento seja realizado e assistido pelo Médico Veterinário.

O guia também terá como objetivo nortear a atuação dos profissionais da Medicina Veterinária de acordo com a espécie animal, levando-o a garantir importantes momentos da execução dos procedimentos: ausência ou redução da dor e desconforto e a inconsciência imediata, seguida da morte.

O trabalho é fruto da Resolução nº 1000/2012 do CFMV, que regulamentou a eutanásia em animais no País. A ideia foi esmiuçar as diretrizes do dispositivo e contemplar conteúdos de publicações científicas. A organização e publicação deste guia foram elaboradas pela Comissão Nacional de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CFMV (CEBEA), que tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados à ética no exercício profissional e à integridade da criação e manutenção dos animais, bem como promover reflexões no campo da Bioética aplicada à Medicina Veterinária e à Zootecnia.

O guia será enviado para instituições de ensino, biotérios e centros de pesquisas, e os colegas poderão ter acesso a esta publicação no sistema de divulgação do CFMV e em paginas específicas relacionadas à Medicina Veterinária.

Aproveita-se a oportunidade para apresentar O Guia de Boa Prática Clínica (BPC), elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em parceria com a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC):

Guia de Boas Práticas Clínicas (BPC)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

Ø Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA

Ø Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários – DFIP

Ø Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários – CPV

Ø Divisão de Fiscalização de Produtos Farmacêuticos

Este guia foi preparado pelo MAPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), utilizando como base documentação nacional e internacional reconhecida e aceita pelo Ministério da Agricultura.

A Boa Prática Clínica (BPC) é um padrão de qualidade ética e científica para a elaboração, condução, monitoria, auditoria, análise, emissão de relatórios e notificações dos estudos clínicos veterinários, envolvendo a participação de animais.

O objetivo deste guia é apresentar orientações gerais sobre as BPCs necessárias ao delineamento e à condução dos estudos clínicos realizados com produtos de uso veterinário de natureza farmacêutica relacionados ao registro, alterações de registro e investigação de EAs [Evento adverso] submetidos para a análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As orientações contidas no presente documento podem ser utilizadas como diretrizes por todos profissionais envolvidos nas etapas de desenvolvimento de um estudo clínico veterinário.

1º) - Acesse - Guia brasileiro de boas práticas para eutanásia em animais. Clique aqui...

2º) - Guia de boa prática clínica do MAPA. Clique aqui...




Informativo da APMV-Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Informativo APMV – Ano 1, nº 1

Informativo APMV – Ano 1, nº 2


Está pronto para publicação, com o sempre eficiente apoio do CRMV-SP o Volume 3, nº 2 / 2012 do Boletim APAMVET, onde além de inúmeras e interessante noticias que são veiculadas para informação da comunidade Veterinária do Estado de São Paulo e principalmente para apresentar a repercussão da Sessão Solene de Posse dos novos Acadêmicos:

Aramis Augusto Pinto (nº- 6) / Patrono Mário D´Ápice;
Armen Thomassian (nº- 7) / Patrono José de FatisTabarelliNeto;
Carlos Eduardo Larsson (nº- 9) / Patrono Orlando Marques de Paiva;
Paulo Magalhães Bressan (nº- 15) / Patrono AdayrMafuzSaliba;
Angelo João Stopiglia (cad. nº- 19) / Patrono Dinoberto Chacon de Freitas;
Zohair Saliem Sayegh(cad. nº- 25) / Patrono Quineu Correia.

Aproveitem para se informar!
Atenciosamente
Birgel

Clique aqui para mais informações






 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato